mudar de país estilosugar scaled

Pensando em mudar de país?

O seu Daddy vai trabalhar durante um tempo no exterior e convidou você para acompanhá-lo, Baby? Apesar do entusiasmo e da alegria de realizar um sonho, dá um friozinho na barriga, não é mesmo? Natural ter um pouco de medo do desconhecido. Um novo conjunto de desafios espera por você e, provavelmente, também algumas fases distintas já vivenciadas por outros expatriados.
Se você nunca experimentou a vida em um local onde a língua, os costumes e o clima são tão diferentes dos nossos, você precisa saber o que esperar e como lidar com essa grande mudança. Primeiro, prepare-se para o “choque cultural”, uma sensação de desconforto no novo ambiente. Ansiedade, depressão e saudade são sentimentos que podem aparecer a qualquer momento. Levará um tempo até que você processe a importância da mudança para o seu estilo de vida e bem-estar. Então, que tal conhecer as fases mais comuns para aqueles que vão viver em outro país?
Fase da Lua de mel: excitante e divertida, pode durar de dias a meses. Adaptando-se à nova cultura, você verá tudo pelo lado bom! Fascinada, o desejo de experimentar e conhecer coisas novas falará mais alto. Como no início de um relacionamento, você ignorará os defeitos.
2ª Fase da crise: você começa a perceber que nem tudo é tão perfeito quanto imaginou na etapa anterior. As sensações experimentadas podem estar associadas às diferenças de idioma ou de cultura. Você se sente uma estranha em uma terra desconhecida e, frustrada, começa a enxergar tudo de forma negativa.
3ª Fase do ajuste: os piores sintomas vão desaparecendo com o tempo e começa a fase de aceitação da nova cultura. Você já começou a aprender o idioma e a interação é mais fácil. Com segurança, vai se adaptando e conseguindo levar a vida de forma leve.
4ª Fase da aceitação: a cultura do seu novo país já foi absorvida e você se sente como alguém que faz parte da sociedade local. Perceberá as diferenças e constatará que tudo tem os seus prós e contras. É o momento de encontrar atividades que tragam satisfação, agreguem novos e saudáveis hábitos.
O importante é estar sempre com a mente aberta para os aprendizados. Passar uma temporada fora do país é uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora. Arrisque-se, Baby! Você não irá se arrepender!

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de