malhar

Voltando a malhar? Siga nossas dicas!

Depois do período de férias ou muitos dias de descanso, é preciso tomar cuidado na hora de retomar atividades físicas. “O retorno deve ser gradual e com atividades muito bem planejadas para cada caso, já que exigir demais do corpo pode gerar lesões.  Em todos os casos é muito importante o acompanhamento de um médico”, ressalta o ortopedista Pedro Baches Jorge.

Uma das dicas do especialista é estar atenta à sensibilidade. “Respeitar e perceber as reações do corpo durante e após os treinos é importante para que a volta aconteça sem problemas. Não é natural sentir dores ou incômodos com as atividades. Caso aconteça, é bom repensar a carga dos exercícios ou a frequência, assim é possível evitar futuras lesões”, fala.

Antes de voltar é preciso pensar no menu, pois o corpo vai precisar de nutrientes para que os resultados sejam os mais efetivos. Além disso, alongar é primordial! “Alongar os músculos antes e depois de cada treino é essencial, já que em períodos sem grandes atividades eles podem ficar retraídos. O ideal é que os alongamentos aconteçam por 15 minutos antes dos exercícios e mais 15 após o término”, ensina o médico.

É claro que o descanso entre as atividade é importante! Aliás, esse hábito promove o desenvolvimento muscular, já que os benefícios do treinamento acontecem depois, quando o corpo está em repouso. “É durante o sono que os músculos se desenvolvem. Por isso, recomenda-se que se tenha em média sete horas diárias de sono”, finaliza.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários