Zumba Fitness: Perda de peso, sensualidade e diversão
Sucesso há algum tempo academias de todo o mundo, a dança Zumba conquistou mais de 12 milhões de pessoas ao redor do planeta, e esse número continua crescendo cada vez mais. Os alunos de Zumba Fitness têm em comum um mesmo propósito: a perda de peso de maneira divertida.
O colombiano Beto Perez, inventor da modalidade, se lançou como professor de aeróbica no auge das academias em meados dos anos 80 e, em um dia de aula, esqueceu a fita que costumava usar, tendo que improvisar com outra que estava no carro e continha músicas de salsa e merengue. Sucesso total. Após isso, os alunos pediram para que Beto repetisse a aula e, desde então ele passou a incorporar os movimentos. No final dos anos 90, o colombiano se mudou para Miami, lugar onde a Zumba Fitness ganha grandes proporções e conquista personalidades como J-Lo e Kirstie Alley. Nos dias de hoje, nomes como Emma Watson, Halle Berry, e Natalie Portman também se renderam ao ritmo latino.
No Brasil, não é nada difícil encontrar uma academia que conte com, ao menos, um horário reservado para aula de Zumba. A modalidade chamou a atenção daqueles que não achavam nada agradável investir horas e mais horas nos equipamentos das academias, mas que, sem muitas alternativas, era a solução que encontravam para emagrecer; e tirou de casa até mesmo aqueles que não topariam praticar exercício físico, incentivando-os a se exercitar e levar uma vida saudável.
Sucesso principalmente entre o público feminino, a Zumba Fitness leva em seus treinos uma mistura de exercícios aeróbicos com danças sensuais como salsa e merengue. Além da descontração de dançar ao som de músicas latinas de batidas animadíssimas, os dançarinos conseguem perder, em apenas uma aula de zumba, 1000 calorias, sem falar dos demais benefícios como a melhora do humor, da autoestima e fortalecimento dos músculos, principalmente dos glúteos.