mulher trabalhando dizer nao respeito trabalho

Como dizer não no trabalho

Nós, mulheres inseridas no mercado de trabalho, vivenciamos acontecimentos diários em que os homens tentam passar por cima ou nos tratam de maneira diferente. Mas, e quando eles precisam da nossa ajuda – na maior parte das vezes para fazer algo que não estamos ganhando para – e queremos dizer não? Como lidar com essa situação sem ser julgado em seu local e pelos seus colegas de trabalho?

Estudos feitos nos Estados Unidos mostraram que os homens foram melhores rankeados quando aceitaram fazer algo para o seu colega do que as mulheres. Em contrapartida, quando as mulheres dizem “não”, seus colegas de trabalho as avaliam 12% mais negativamente do que os colegas homens.

Se acomodar com esse tipo recorrente de situação acaba levando qualquer uma à exaustão. Além disso, você dizer “sim” para algo que não está disposta a fazer faz com que você tenha que, às vezes, dizer “não” para algo que te interessa dentro do seu trabalho. Isso se dá por conta de um sentimento que a minoria das mulheres quer ter, em seu ambiente de trabalho, o de se sentir excessivamente na obrigação de agradar.

Para evitar esse tipo de situação desconfortável reflita bem sobre para o que você está sendo paga. Isso, sem dúvidas, é o ponta pé inicial para começar a negar pedidos menores e, consequentemente, deixar de fazer o que outra pessoa está recebendo para fazer. Deixar o que está acontecendo bem claro para o seu chefe também é outra forma de gerenciar o excesso de “favores”. Claro que, é bom lembrar que ninguém está mais na ensino fundamental; você não vai reclamar para o seu chefe, mas sim, mostrar quanto tempo você tem deixado de exercer suas tarefas para fazer o trabalho de outra pessoa.

 

PRÁTICA QUE LEVA A PERFEIÇÃO

Desfiar a si mesma a dizer “não” para alguém pelo menos uma vez na semana, é o começo de um exercício que, mais a frente, deve se tornar diário. Aquele único “não” semanal começa a se tornar algo diário e assim, de maneira ponderada, o hábito de avaliar quais respostas devem ser “não” para quais perguntas, torna-se algo que flui de maneira mais automática para você.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários