conto de fadas

Especialista ensina como aplicar um conto de fadas à vida real

Esses dias me peguei lendo um trecho do livro ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carrol. Que livro fantástico, recheado de metáforas realmente transformadoras. Uma das mais interessantes talvez seja essa da citação: ‘Você poderia me dizer, por favor, qual caminho eu devo seguir? Isso depende muito de onde você deseja chegar”, fala Rodolfo Vasconcellos, empreendedor e analista comportamental.

Para o especialista, apesar do livro ter sido publicado em 1865, traz uma atualidade singular. “Os tempos mudaram. A globalização e a tecnologia trouxeram novos desafios e mudanças cada vez maiores e mais rápidas, na vida pessoal, profissional e nas empresas. Todos nós possuímos algo, algum comportamento ou emoção, que desejamos mudar em nós mesmos, em nossas equipes ou empresas”.

Na história de conto de fadas, Alice é obrigada a passar por mudanças, diversas vezes. “Tanto na vida pessoal como na profissional, o primeiro passo para mudar ou para atingir objetivos é saber onde está no momento e onde desejar chegar. Mas não basta apenas saber ‘mais ou menos’ onde se quer chegar. É importante saber exatamente, se imaginar lá em todos os sentidos, de verdade. Como é o lugar onde quer você chegar? O que está você sentindo? Quais cores, cheiros, sensações deste lugar? Quem está lá com você? Não tenha vergonha… Feche os olhos e conecte-se verdadeiramente com o seu objetivo, afinal é lá que você deseja chegar, lembra?”, diz o coach.

Depois de definidos claramente o ponto de partida e o ponto de chegada, fica mais fácil dar os próximos passos. “Definido o objetivo, é fundamental determinar os valores que te guiarão durante esta jornada. Cada um de nós possui seu próprio conjunto de valores e, independentemente de quais eles sejam, correspondem ao nosso modo de se relacionar com as outras pessoas e com o mundo à nossa volta. O terceiro passo para atingir mudanças ou alcançar objetivos é determinar: Como chegarei lá? Qual será sua estratégia para a jornada? Somente após definir onde quer chegar e quais os valores que te guiarão é que você poderá traçar as estratégias para atingir seus objetivos e sonhos”.

E finalmente, o quarto passo é: E se algo der errado? “Não tem problema. Se alguma coisa der errado, tenha sempre um plano de gerenciamento de risco e um planejamento de contingências. O que isso significa? Significa ter plano B e estar preparado para eventualidades. Não mude o objetivo, mude a estratégia e persista. Imaginou se um time de futebol desistisse do campeonato assim que perdesse o primeiro jogo? Ser flexível e mudar a estratégia para alcançar o objetivo é um dos segredos do sucesso em todas as áreas. Espere sempre o melhor, mas esteja preparado para qualquer coisa. Assim você raramente será pego de surpresa e estará preparado para enfrentar os desafios”, finaliza.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários