solteira separada sem namorado sem compromisso relacionamento

Este é o melhor momento para estar solteira?

Culturalmente, nós chegamos a um ponto em que estar solteiro é totalmente aceitável e isso não nos sobrecarrega de exigências mais. Diferente de antigamente, quando pensar no futuro significava encontrar alguém para entrar em um casamento, nos dias de hoje não ter em seu planejamento de vida um casamento duradouro passou a ser aceitável e compreensivo. Isso fez com que chegássemos na Era de Ouro para quem é solteiro.

Essa mudança no comportamento contemporâneo fez com que as pessoas ficassem se sentindo menos culpadas por não estarem junto de alguém; ao mesmo tempo em que se sentem mais motivadas a se encontrar com alguém que não necessariamente vá resultar em um relacionamento ou algo duradouro. Ninguém está dizendo que a população tem, ou deve, ficar trancado dentro de casa assaltando a geladeira. Apesar disso ser menos louco que procurar desesperadamente por alguém para passar a vida toda.

Um dos mais importantes teólogos do século XX, Paul Tillich, define diferenças entre os termos ‘solidão’ e ‘solitude’: “A linguagem criou a palavra solidão para expressar a dor de estar sozinho. E criou a palavra solitude para expressar a glória de estar sozinho”. Essa diferenciação tornou-se necessária pelo simples fato de que estar sozinho, nos dias de hoje mais do que nunca, não quer dizer algo desagradável.

Estar ou ficar sozinho pode ser necessário. Alguns gostam para colocar a cabeça no lugar, os pensamentos em ordem, refletir sobre o caminhar da vida, entre outras coisas. Muitos optam por esse tipo de comportamento por já terem se relacionado e não ter encontrado na outra pessoa a transparência pela qual ela tanto procura ou oferece e não recebe na mesma intensidade.

Vivemos tempos nos quais se comunicar é algo essencial. Talvez por isso tirar um tempo para si – por mais prolongado que ele seja – é algo que passou a ser mais importante do que, por exemplo, compartilhar sua vida com alguém diariamente. Uma característica presente na solitude é o estado de  silêncio; talvez, nos dias de hoje, apenas ela seja capaz de prover esse silêncio. Esse silêncio que acalma e traz paz e tranquilidade para corpo e mente é o lugar perfeito para nos encontrarmos com nós mesmos e descobrirmos o que realmente precisamos.  

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários