romance era digital aplicativo livro sms bate papo casal

O Romance na Era Digital

O romance na Era Digital já é algo que se tornou objeto de estudo e tema de artigos, monografias e até mesmo livros. Os relacionamentos na era das mensagens, likes e nudes do comediante Aziz Ansari, o levaram a escrever um livro.

Depois de levar um “fora” por SMS, Aziz resolveu levar essa experiência para seu show de stand-up comedy, e percebeu que, naquela noite com aquele show, a resposta que teve do público foi bem maior do que de costume. O show foi o resultado de um experiência comum a todos os seres humanos: ter uma noite incrível com alguém, esperar alguns dias para fazer um outro contato – porque, nos dias de hoje, mandar mensagem rápido passa a impressão de “desespero” – e, depois de enviar a tão temida mensagem, receber uma resposta negativa, se receber resposta.

Apesar do tom humorístico que o comediante usa em seu livro, a pesquisa foi levada bastante a sério. Aziz se juntou com o sociólogo Eric Klinenberg e trabalharam juntos por mais de um ano. Eles pesquisaram a evolução da forma de se relacionar e conhecer pessoas. Para isso, visitaram casas de repousos e ouviram histórias de amor de senhoras e senhores de idade, que conheceram seus maridos e mulheres na década de 30 e 40. A conclusão foi, que nesse período, as pessoas se casam com vizinhos, e que o relacionamento estava diretamente relacionado com a proximidade das pessoas.

Hoje, o smartphone em nosso bolso nos proporciona uma infinidade de possibilidades. O Tinder, há 5 anos, contabilizava cerca de 14 milhões de matches por dia. Os famosos nudes já chegaram a cerca de metade dos jovens entre 18 e 24 anos. E esse número tem crescido nas faixas etárias maiores também.

O celular tem desempenhado parte fundamental de um relacionamento, tanto para mantê-lo, quanto para colocar um ponto final nele. Cerca de 56% das pessoas já utilizaram mensagem para terminar um relacionamento. Esses mesmos pesquisados, 73% responderam que ficariam chateados se alguém fizesse isso com eles.

Uma das conclusões do comediante foi que, a buscar por um par hoje, na Era Digital, é algo que causa mais estresse do que sensações positivas para o corpo. E que esse estresse pode nos levar a uma paralisia. Porém, diante de tantos pretendentes, é mais do que possível encontrar alguém que seja, ao menos, empolgante. O negócio é não desistir e procurar pessoas e relacionamentos o mais honestos e transparentes possíveis.

Todo esse trabalho resultou na obra intitulada de Romance Moderno – Uma Investigação sobre Relacionamentos na Era Digital.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários