amor estilosugar

Você deve celebrar o amor todos os dias, sabia?

O Dia dos Namorados já passou, mas segundo a medicina, é preciso celebrar o amor todos os dias. Esse sentimento está associado a uma série de benefícios para a saúde, por isso, Adriana Pessoa, endocrinologista graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa enumerou motivos pelos quais devemos manter o coração ocupado.

“Amar nos deixa felizes. Um dos hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade quando estamos apaixonados é a dopamina1. Essa substância melhora o humor e faz as pessoas se sentirem apreciadas, de maneira bem positiva”, explica a médica.

E quem disse que com o tempo o amor diminui? Alguns estudos sugerem o hormônio ligado à felicidade encontra-se elevado também no cérebro de casais de longa data, ou seja, passado o tempo da paixão, a felicidade ainda persiste. Acredite!

Você sabia que namorar diminui o estresse? “Além da dopamina, outro hormônio que acompanha os casais enamorados consiste na oxitocina3. Este é responsável pela conexão e sentimento de confiança que une duas pessoas. Outro benefício da oxitocina é auxiliar no controle do estresse. Quando as pessoas se sentem amadas e seguras os níveis do cortisol (hormônio do estresse) tendem a diminuir”, ensina a especialista.
Amar também reduz a ansiedade! O sentimento de solidão é nocivo para a saúde. “Nesse cenário ocorre aumento de cortisol e adrenalina, estimulando a reação de ansiedade. Estar apaixonado e se sentir amado pode atenuar esta sensação”, lembra.

É comprovado que quando estamos apaixonados, passamos a cuidar mais da saúde. “Casais cuidam mais da saúde um do outro. Muitas vezes existe uma negação sobre uma condição médica; o parceiro pode auxiliar a perceber a necessidade de procurar um profissional de saúde”.

E finalmente: o amor nos ajuda a viver mais. “Estudos comprovaram que pessoas casadas tem maior longevidade. E os benefícios continuam, como a diminuição de demência e doenças mentais. Aliás, qualquer tipo de relacionamento social nos faz bem. Uma pesquisa com mais de 140 estudos comprovou que qualquer tipo de relacionamento (incluindo amigos e família) tem um impacto positivo na saúde. Portanto, mesmo quem esteja solteira ou solteiro, há motivos para comemorar”.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários