Ser elegante, muito além das roupas que você veste

“Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito ou no avesso”, disse a famosa estilista francesa Coco Chanel. O termo não significa somente ter uma aparência harmoniosa, é muito mais. É algo que também vem de dentro e se manifesta através de gestos, posturas, comportamentos e palavras. De nada adianta você estar ostentando um vestido e acessórios de uma grife famosa, se não souber como se portar. O investimento terá sido em vão.

A forma como você se apresenta é muito importante, claro. Respeitar o dress code é um bom começo. Para se vestir bem e parecer sofisticada e elegante, opte por um guarda-roupa com itens de tecidos mais nobres (linho, seda, algodão, por exemplo). São mais caros, exigem um investimento inicial, mas têm uma durabilidade maior. As cores predominantes devem ser os tons terrosos, além do preto e do branco, com uma única exceção: uma peça em vermelho para ocasiões e combinações especiais. Seja discreta com decotes e comprimento das saias, nada de revelar além do necessário. Escolha acessórios básicos, como óculos, sapatos e bolsas, alinhados e de boas marcas. Avalie a forma do seu corpo e opte por peças que tenham um bom caimento, valorizando o que você tem de mais bonito, sem expor demais. Não exagere no perfume e lembre-se da máxima “menos é sempre mais”, prefira tirar peças do seu look do que acrescentar.

Mas a elegância não se restringe à sua vestimenta, ao contrário. Você precisa ter uma postura ereta, caminhar de forma correta e segura de si, controlar gestos e movimentos. Falar sem cometer erros, sem elevar o tom de voz, sem querer ser notada em qualquer ambiente por rir ou se expressar de forma efusiva. Ter o domínio do gestual é tão fundamental quanto estar bem informada para poder desenvolver uma conversa agradável com qualquer pessoa. Evite temas polêmicos e procure sempre deixar o seu interlocutor à vontade. Não faça fofocas e nem comentários desagradáveis ou maldosos. Ter boas maneiras no trato social é fundamental.

A regra básica é: ser educada é ser elegante, tenha o controle das suas emoções e não dê vexame, baby!

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *