cabelo

Cabelos precisam de cuidados especiais em dias de altas temperaturas

Toda mulher sabe que para ter cabelos bonitos, é preciso pagar um preço. Aliás, não só mulheres como também homens tem aderido aos cuidados químicos em busca do visual perfeito. “Isso acontece porque hoje em dia, a grande maioria das mulheres, e homens também, se submete a muitos processos químicos como escovas progressivas, balaiagem, mudança da coloração do cabelo, o que já traz um dano primário da estrutura capilar”, explica Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Com os fios já danificados, clareá-los passa a ser um risco e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

“Até mesmo cabelos virgens que foram submetidos à exposição do mar, por conta do sal e iodo, ou mesmo à areia, cloro, vento e sol, apresentam danos à estrutura da cutícula, à ceramida do fio e na quantidade de proteínas presentes na haste”, afirma a médica.

Além disso, o couro cabeludo pode sofrer queimaduras, principalmente quando os cabelos são muito finos e as pessoas se esquecem de usar o chapéu ou boné, como proteção. “É preciso usar boné ou chapéu de abas largas com proteção de fibra ultravioleta FPS 50, presente no próprio material de confecção dos acessórios, passar a água sem o cloro ao sair do mar ou piscina e fazer a utilização das brumas em spray ou da água termal para a proteção local das madeixas”.

A especialista ainda indica o uso de óleos ou cremes com FPS para os fios, que formam uma camada de proteção à exposição na praia ou piscina, inclusive durante dias nublados, em que ainda há incidência sim de raios ultravioleta prejudiciais à saúde dos cabelos.


Renata Rode

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de