cabelo

Cuidado com os fios é essencial nessa época do ano

Os cabelos sofrem com as altas temperaturas, sugar baby. “O excesso de calor leva ao comprometimento da estrutura da fibra capilar, o que pode corromper a harmonia da estrutura, além de perda de água. E não adianta nem ligar o ar condicionado, pois o equipamento diminui a umidade do ar e deixa os fios ressecados, desidratando-os e favorecendo o frizz”, explica a dermatologista Valéria Marcondes.

Cuidados simples podem garantir a saúde dos fios. Evite prender demais os cabelos. “Apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, principalmente para quem tem muito cabelo, prender os fios em excesso é prejudicial. Isso por que, a curto prazo, os prendedores podem quebrar os fios e enfraquecer o cabelo. A longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então o melhor é evitar, principalmente os prendedores de silicone, os de borracha ou grampos. Mas se o calor for muito, uma alternativa é usar os ‘hashis’ de madeira ou plástico para segurar as madeixas”, diz a especialista.

A exposição excessiva ao Sol deve ser evitada. “A luz solar afeta a cutícula do cabelo e catalisa a degradação das proteínas, além de provocar o comprometimento da queratina e a oxidação da melanina através de radicais livres, causando desde descoloração até a redução da força dos fios e perda de brilho”, afirma. Ah, e sempre ao sair da piscina ou mar, passe uma ducha de água doce nos fios para evitar danos.

 

Renata Rode

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de