Proteja a pele do frio e tempo seco!

Você sabe que esse é o período certo para fazer procedimentos estéticos, mas o frio e tempo seco podem trazer danos à pele e é preciso estar atenta. As baixas temperaturas provocam alergias e também intensificam as doenças dermatológicas. Banhos quentes são inimigos no cuidado com o corpo. “Nesses casos, a gordura presente na camada da superfície da pele é retirada, causando o surgimento da desidratação – com a pele irritada, ressecada e descamada, ou a piora das doenças dermatológicas já existentes, como a psoríase e as dermatites atópicas (faixas de vermelhidão e descamação na pele que atacam as pessoas alérgicas) e seborreica (placas vermelhas descamativas que usualmente aparecem no rosto)”, afirma o dermatologista Jardis Volpe.

Os lábios precisam de atenção especial já que também estão em contato com a poeira, o vento, a poluição e o tempo muito seco. “Essa exposição acaba retirando a oleosidade e hidratação natural do lábio. Ele fica muito seco e rachado realmente, se não for hidratado. Os joelhos, cotovelos, pés e mãos também são prejudicados por serem áreas com poucas glândulas sebáceas e mais sujeitas ao ressecamento”.

Outro erro comum nesse período é lixar os pés. “Quanto mais o quadro de esfoliação for agressivo, maior vai ser a produção rebote (de queratina) pela pele (como resposta natural do corpo), e maior será o espessamento. Então, a pele fica ainda mais grossa. Além disso, num primeiro instante, há a possibilidade de perder a capacidade de autoproteção, sendo retirado também o estrato córneo natural que protege os pés, com a abertura para fungos e bactérias, aumentando a sensibilidade e ajudando no crescimento da dermatite irritativa ou de contato”, comenta o médico.

A dica do especialista é: “aplique hidratante com a pele ainda úmida. Esse hábito potencializa a ação do produto”.


Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários