peleperfeita estilosugar

Tenha uma pele de fazer inveja

Especialista ensina os cuidados ideais em cada período da vida

É preciso tomar cuidados específicos com a pele em cada idade, sugar baby!.“Cada período exige uma atenção maior ou produtos específicos e você deve sempre prevenir para não ter que remediar”, fala a dermatologista Larissa Viana. Um cuidado básico independente da idade se refere a um hábito: o de proteção solar. “Existe uma diferença entre os filtros. O fator mínimo de proteção é o 30. Segundo o Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano que fiscaliza medicamentos e alimentos, um FPS 30, aplicado corretamente, oferece quase 96% de proteção. Acima disso, o ganho de proteção é mínimo. Para entender melhor como isso funciona, basta fazer o seguinte cálculo: se, em apenas dez minutos exposta ao sol sem proteção, sua pele já fica vermelha e ardida, ao passar um protetor com FPS 30, levará 300 minutos (cinco horas), para que isso comece a acontecer. Para chegar a esse número, multiplique os dez minutos pelo número do fator de proteção, nesse caso, 30. Desde que seja devidamente reaplicado”, ensina a médica.

Aos 20 anos, a maioria das peles apresenta o quadro de mista a oleosa, com tendência à acne e firmeza preservada. “Sendo assim é preciso intensificar a limpeza, que deve ocorrer no mínimo duas vezes ao dia, com produtos que regulem a oleosidade. A renovação celular com alfahidroxiacidos já é indicada para manter o viço e luminosidade da pele, além de reduzir cravos e espinhas”, indica a especialista. Aos 25, a pele começa a perder cerca de 1% da produção de colágeno ao ano, substância responsável pela sustentação da derme. “Se houver intensa exposição solar, esse processo será acelerado. Então manter o filtro solar, renovadores celulares como o ácido glicólico e rejuvenescedores como a vitamina C é fundamental”, fala Larissa.
Já aos 30, há o declínio mais acelerado da produção de colágeno. “Dessa forma, além de uma boa renovação celular, vitamina C e filtro, devemos cuidar da área dos olhos com cremes específicos. Lembrando que precisamos aplicar o filtro no colo, pescoço e dorso de mãos”.

A partir dos 40, a pele apresenta ressecamento, opacidade, rugas, flacidez, perda de volume, da elasticidade, do brilho, viço e rosado natural, maior sensibilidade a escoriações, maiores efeitos acumulados da radiação UV, e menor poder de cicatrização e eliminação de manchas. “O processo de perda do colágeno continua acelerado e a renovação celular com ácidos mais potentes como o retinóico é indicada. Além de tratamentos complementares para estímulo do colágeno como lasers, ultrassom microfocado, bioestimuladores e o uso de filtro e vitamina C”.

Aos 50, é preciso investir em tratamentos e cuidados, sim! “Mantenha todos os itens descritos e além dos citados, invista em uma boa hidratação diurna antes do filtro com tensores faciais indicados. Os tratamentos complementares ajudam também no consultório médico”, finaliza a dermato.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários