unha

Unhas fracas? Pode ser hipotireoidismo. Cuidado!

Você sabia que unhas quebradiças e queda de cabelo podem ser sinais de uma doença silenciosa que afeta milhares de mulheres no mundo? “O hipotireoidismo é a deficiência na produção dos hormônios produzidos pela tireóide, os chamados T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), que pode ocasionar uma perda de vitalidade, com uma redução em todo o metabolismo. Os sintomas mais frequentes são: fadiga, sonolência, lentidão muscular, aumento da gordura corporal, queda de cabelo, unhas fracas, pele seca,  prisão de vente, intolerância ao frio e humor deprimido”, fala Giselle Barros, médica nutróloga da Clínica Vivere Sanus.

Uma das principais queixas em consultório é o fato das unhas ficarem fracas. “Por isso é preciso agir rápido fazendo o tratamento de dentro pra fora com uma dose hormonal adequada. Também é válido utilizar alguns nutracêuticos, vitaminas do complexo B, zinco e selênio para ajudar a acelerar os resultados”.

No caso do hipotireoidismo positivo é necessário fazer acompanhamento médico e exames periódicos para acompanhar a evolução desses hormônios essenciais da toreóide, os famosos T3 e T4. “Se você já teve problemas hormonais, o ideal é checar esses índices de três em três meses. Se não, exames a cada seis meses são mais indicados. A melhora após a medicação varia de paciente para paciente, mas mudanças costumam ser notadas em média no prazo que vai de 45 dias a dois meses de tratamento”. Esteja atenta e com seus exames em dia.

Renata Rode

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de