Arrepio nos dentes?

É na época mais quente do ano que o “frio nos dentes” aparece para muitas pessoas, principalmente quando acontece a ingestão de alimentos e bebidas geladas. Você já sentiu isso, sugar baby? O desgaste dental e a hipersensibilidade dentinária atinge pacientes de todas as idades, afirma o cirurgião dentista Willian Ortega.
“A sensibilidade ocorre porque o esmalte protetor do dente provavelmente se tornou mais fino, mas também pode acontecer quando a gengiva retrai, expondo a superfície subjacente, chamada de dentina. Isso reduz a proteção que o esmalte e a gengiva fornecem ao dente e a raiz. Outras causas são a ingestão frequente de alimentos ácidos, doenças gastroesofágicas, hábitos equivocados de higiene oral, características da saliva, desajuste oclusal, hábitos parafuncionais, entre outros”, explica o especialista.
Segundo Willian, há diversas formas de prevenir a sensibilidade dentária com simples hábitos de higiene bucal e dieta alimentar. “Escovação dentária diária com uma escova de cerdas macias, utilização do fio dental e enxaguantes bucais, dieta de baixos ácidos e visita periódica ao dentista são fundamentais para a prevenção”, alerta.
Mas, se mesmo assim, o “frio” bater nos dentes, o tratamento pode ser feito com laserterapia, restaurações com resina, lentes de contato e nos casos de retração da gengiva, cirurgia para colocá-la de volta no lugar. “Após qualquer procedimento vale lembrar que o paciente deve usar escovas que facilitem uma higienização bucal mais delicada, usar fio dental diariamente, além de enxaguante bucal com flúor, pois a substância reforça os prismas que integram o esmalte impermeabilizando os dentes”, orienta o dentista.

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de