Que tal substituir o chocolate por alfarroba?

Quem não sente vontade de comer aquele chocolate depois do almoço, baby? Para algumas pessoas essa é uma verdadeira tentação, ainda mais quando estamos em algum tipo de dieta. Porém existe uma alternativa, a alfarroba. A fruta de origem mediterrânea pode substituir o cacau nas receitas e trazer ainda mais benefícios para o organismo.
Proveniente da alfarrobeira, a alfarroba é uma espécie de vagem e sua polpa, quando moída e torrada, resulta em um pó rico em nutrientes. Quando colocados lado a lado com o cacau, percebemos que são alimentos muito similares quanto ao gosto e a aparência, mas a alfarroba levemente mais adocicada. Qual é a opção mais saudável? Nessa disputa acirrada a alfarroba leva a melhor. A nutricionista Ellen D’arc explica que, apesar de ambos serem bons para a saúde, o cacau possui 23% de gordura, enquanto a frutinha do mediterrâneo possui apenas 0,7%. “Além disso, a alfarroba também é rica em antioxidantes, em vitaminas e baixo índice glicêmico”, acrescenta.
As vantagens de incluir a alfarroba na alimentação são inúmeras. O alimento é rico em fibras naturais que regulam a flora e o bom desempenho intestinal, além de promover uma digestão com mais qualidade. A pele também não fica de fora desse combo de benefícios. A fruta é abundante em vitaminas A e C, poderosos antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce, além de estimular a produção de colágeno. Ela não possui nenhum agente estimulante, como a cafeína. Também não contem alergênicos e, por ser um fruto, possui açucares naturais. A alfarroba também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que é fonte abundante de gorduras poli-insaturadas, aquelas benéficas ao organismo, reduzindo os níveis de mau colesterol (LDL) no sangue.
Vamos experimentar e seguir a receita do bolo de alfarroba?

Ingredientes:
150 g de manteiga
75 g de farinha de alfarroba
3 ovos
180 g de açúcar mascavado claro
Uma pitada de sal
½ colher de chá de essência de baunilha
65 g de farinha de trigo integral
½ colher de chá de fermento químico
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Modo preparo: untar com manteiga e polvilhar levemente com farinha uma forma com cerca de 18 x 20 cm. Derreter a manteiga em banho-maria ou no microondas. Misturar bem a manteiga com a farinha de alfarroba. Em uma travessa separada bater os ovos com o açúcar, o sal e a baunilha até que fiquem leves e espumosos. Adicionar a mistura de manteiga e alfarroba e continuar a bater até que obtenha uma massa homogênea. Juntar a farinha peneirada com o fermento e bater levemente, apenas até misturar todos os ingredientes. Leve ao forno por 25 minutos ou até que esteja cozido e tenha o centro ligeiramente úmido. Retirar do forno e deixar esfriar cerca de 5 minutos antes de desenformar.

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de