Ansiedade? Veja os alimentos mais indicados

Você sabia que as mulheres são duas vezes mais propensas a sofrer de transtornos de ansiedade do que os homens? Já ouviu dizer que há uma relação entre os antioxidantes – ou a falta deles – e as variações de humor, depressão e ansiedade? Então, segundo os médicos, quais os alimentos que deve ser evitados e quais devem ser incluídos na sua dieta para ter uma vida mais saudável?

Os alimentos ricos em açúcar, você já desconfiava, devem ser banidos do seu cardápio. Junto com eles, os alimentos processados, bebidas açucaradas e aquelas delícias da padaria contribuem para acionar os gatilhos da ansiedade. Também é bom lembrar que a demasiada ingestão de cafeína, estimulante natural do sistema nervoso, tem sido associada ao aumento do stress. Junk food? Só se você quiser agravar os sintomas da ansiedade.

Opte por fazer refeições balanceadas ao longo do dia, em vez de pular o café da manhã e descontar no almoço. O mais importante é a qualidade e não a quantidade. Um donut de tamanho normal tem cerca de 320 calorias, o mesmo que uma tigela de aveia com frutas e nozes. O problema é que o donut tem apenas calorias vazias, cheias e açúcar e gorduras refinadas. A aveia, por sua vez, é rica em fibras, nutrientes e vitaminas saudáveis.

Então, o que comer? Muitos legumes e verduras. Eles contêm os tais antioxidantes que combatem o stress. Castanha-do-pará, feijão, espinafre e similares são uma boa fonte de selênio, enquanto espinafre, brócolis e lentilhas ajudam a carregar ferro. Batata, batata doce, banana e frutas cítricas são ótimas fontes de potássio, e as vitaminas B e C podem ser encontradas em uma variedade de frutas e vegetais.

Além disso, consuma alimentos ricos em Ômega-3, um estimulante natural do humor (peixes, nozes, amêndoas, chia, linhaça), magnésio (uvas, abacate, granola, gergelim, beterraba) e probióticos, como o iogurte.

E, antes de dormir, tome uma xícara de chá quente para relaxar…

 

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de