doce brigadeiro

Aprenda a fazer o doce mais querido do Brasil!

“Não pode dormir no ponto”, alerta Ana Maria Braga, o segredo do Brigadeiro perfeito está quando a massa desgruda do fundo da panela. Criado, segundo conta a história, em 1945 na campanha para presidente do brigadeiro Eduardo Gomes, ou na versão que diz que a receita original veio do Rio Grande do Sul, o que vale mesmo é que o doce é um dos mais queridos dos brasileiros. O Brigadeiro é um doce que leva poucos ingredientes, “mas devem ser de primeira qualidade”, alerta a apresentadora.

Separamos duas receitas para você se deliciar, sugar baby!

1. Brigadeiro tradicional: nível fácil, preparo em 35min e rende 24 porções
Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
3 colheres (sopa) de chocolate em pó (45 g)
1 colher (sopa) de manteiga (15 g)
120 g de chocolate granulado para envolver

Modo de preparo: misture os ingredientes em panela de fundo grosso e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre, até desprender do fundo (ponto de enrolar). Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico rente ao doce e deixe esfriar completamente. Com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), modele bolinhas (15 g cada), envolva no granulado e disponha em forminhas apropriadas.

2. Brigadeiro gourmet: nível fácil, preparo em 35min e rende 24 porções
Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
½ caixinha de creme de leite (100 g)
150 g de chocolate meio amargo picado
1 colher (sobremesa) de glucose de milho (11 g)
5 gotas de essência de laranja ou rum (opcional)
Manteiga para untar
120 g de split (granulado quadradinho) para envolver

Modo de preparo: leve o leite condensado com o creme de leite, o chocolate e a glucose ao fogo médio, mexendo sempre, por 12 a 14 minutos ou até se soltar do fundo (ponto de enrolar). Fora do fogo, adicione a essência, se desejar, e misture bem. Transfira para um prato untado com manteiga, cubra com filme plástico aderido à superfície e deixe esfriar completamente. Com as mãos untadas com manteiga (ou usando luvas de vinil), modele bolinhas com cerca de 20 g cada, envolva nos splits e acomode em forminhas apropriadas. Dica: para facilitar a retirada da glucose, leve a embalagem sem tampa ao micro-ondas por alguns segundos. A adição desse ingrediente ajuda a evitar a cristalização e a aumentar o tempo de validade do doce.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.