pensamento

Mantenha o pensamento positivo!

A pandemia alterou repentinamente a nossa rotina. Esse “novo normal” gera medo, insegurança, incerteza, solidão, problemas de relacionamento para quem está isolada e preocupações com as contas e o trabalho. A consequência é uma variedade de pensamentos negativos criados na nossa mente que não contribui em nada para resolver os problemas . “Esse cenário com tantas dificuldades acaba produzindo novos gatilhos emocionais que levam muitas pessoas a focar apenas no lado negativo e esperar sempre o pior da vida num momento de crise como esse. Ainda assim, podemos escolher entre sermos reféns dessa negatividade, alimentando esses pensamentos com a nossa energia, atenção e dor, ou não”, diz a psicóloga Regina Tavares. Segundo ela, esse é um dos pilares da inteligência emocional: a capacidade de saber lidar com os sentimentos ruins e não permitir que eles assumam o controle da nossa vida. “Desenvolver pensamentos positivos é um exercício contínuo, uma escolha que sempre temos e que exige treinamento diário”, afirma Regina.

Há estudos científicos que mostram que pensamentos positivos podem melhorar a saúde, ajudar no desempenho profissional, aumentar nossa autoconfiança e até contribuir para conseguir um novo emprego. Regina sugere algumas dicas práticas e objetivas para quem deseja melhorar a qualidade dos seus pensamentos:

1. ESCOLHA NÃO SER AFETADA PELOS PENSAMENTOS NEGATIVOS. “É preciso aprender a observar de fora o pensamento, encará-lo de frente, mas não ser ‘alimentado’ por ele. Faça uma autoanálise do pensamento negativo e do oposto dele. Depois imagine onde cada um deles poderá levar você, e faça sua escolha. É fundamental entender se o tal pensamento negativo vai nos ajudar ou nos atrapalhar”, diz a psicóloga.
2. DESENVOLVA A PRÁTICA CONTÍNUA DA GRATIDÃO. A prática diária e sincera do sentimento de gratidão traz muitos benefícios para a nossa vida, e um deles é exatamente afastar os pensamentos negativos. Ser grata é apreciar o que já somos ou conquistamos ao longo da vida. Por isso, esse sentimento contribui para nos conectar com algo maior do que nós mesmos, estando associado a emoções como felicidade, otimismo, esperança e pensamentos positivos. Para ser grata, é importante, todos os dias, refletir e relembrar de tudo que funciona na sua vida, tudo que você já possui, tudo que faz você feliz.
3. PRATIQUE A RESILIÊNCIA. Resiliência é a capacidade de cada indivíduo lidar com seus próprios problemas, com pensamentos e comportamentos flexíveis, acreditando que tudo vai melhorar no futuro. Praticar resiliência é olhar de frente para o problema e perceber que poderia ser pior, entendendo que tudo tem o seu lado positivo. OFEREÇA 4. AJUDA AO PRÓXIMO. Seja parte da solução na sua vida e na das demais pessoas do planeta, e não dos problemas. Quando você toma uma iniciativa para ajudar o outro, invariavelmente acaba encontrando pessoas com problemas mais graves do que o seu, e isso contribui para você se sentir grata pela sua vida, também diminuindo as chances de um pensamento negativo ficar se repetindo na sua mente.
5. ASSUMA 100% DE RESPONSABILIDADE SOBRE AS SUAS REAÇÕES NA VIDA. Pessoas que estão acostumadas a se vitimizar e depositar na conta do outro os seus próprios problemas vivem atormentadas por pensamentos negativos extremamente destrutivos. Entendendo que esses pensamentos só servem para atrair mais negatividades, você logo percebe que é você mesma quem atrai tudo na sua vida. Assim, a mudança do pensamento vai mudar o que você vai atrair.
6. TRABALHE COM PRAZER. Trabalhar no que gosta é fundamental para ser feliz e, consequentemente, ter pensamentos positivos. Se você não ama o seu trabalho, e não pode mudar agora, encontre uma atividade paralela, que pode ser um hobby ou um serviço voluntário, que você seja capaz de realizar com paixão.
7. VIVA COM MAIS ALEGRIA. Viver com alegria e otimismo, mesmo ao enfrentar as dificuldades naturais do dia a dia, nos dá mais força para superar problemas e atrair situações e pensamentos positivos na nossa vida. Rir muito, brincar, cantar, dançar, manter iluminados seus sonhos e objetivos, comemorar bastante qualquer conquista (por menor que seja) – tudo isso gera muitos pensamentos positivos. Manter-se nessa energia da alegria é um dos pilares mais importantes para conquistar e desenvolver novos pensamentos positivos na sua mente.

Escreva uma resposta ou comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.