gold 513062 1920

Você conhece os diferentes tipos de ouro?

Vamos falar sobre ouro, aquele metal precioso, de beleza singular e que nos fascina há séculos, não é sugar baby? Seja em amarelo, seu tom natural, branco ou rose, ele está sempre presente no universo da moda e dos desejos femininos em forma de anéis, colares, brincos, pulseiras e outros acessórios. No entanto, é difícil encontrar em uma joalheria, peças feitas com ouro puro, já que nesse estado, ele é muito frágil e mole, comprometendo a durabilidade e dificultando o trabalho do joalheiro. Assim, o ouro puro é misturado a pequenas quantidades de outros metais, como o cobre, zinco, níquel, prata e paládio, dando a “liga” necessária para que o material seja mais durável e resistente.
E o que significa o termo “quilate” que tanto ouvimos por aí? Ele nada mais é do que a medida de pureza do ouro. Simbolizado pela letra K, ele é dividido em 24 partes, sendo 24 quilates ou 24K. A peça feita em ouro puro, porém, não apresenta consistência para a fabricação de joias. Uma peça de 18 quilates é composta por 18 partes de ouro puro e 6 partes de uma liga metálica, ou seja, uma peça de 18K possui 75% de ouro e 25% de ligas metálicas. Também pode ser chamado de ouro 750 (750 partes de ouro em 1000 partes). Este é o tipo mais aceito no mercado e o mais utilizado pelas joalherias. Já uma peça de 14 quilates é formada por 14 partes de ouro puro e 10 partes de ligas metálicas, o que significa que a peça tem 58,3% de ouro puro e 41,7% de ligas metálicas. No Brasil, uma peça que tenha composição de ouro acima de 14k já é considerada de ouro.
Quando você pensa em ouro, a primeira imagem que vem à mente são as barras de ouro amarelo, baby? É a cor de ouro mais usada em peças tradicionais, como nas alianças de casamento. O ouro amarelo é composto por cobre e prata. Mas existem outros tipos, como por exemplo, o rose e o branco.
O ouro rose é composto por ouro, prata e cobre. A diferença dele para o amarelo é o especial tom rose, que traz ainda mais beleza para as peças, sendo o cobre responsável pela mudança da cor. A quantidade de ouro puro (24k) utilizada na produção do ouro rose é a mesma do ouro amarelo, o que faz com que ele seja tão valorizado quanto os outros tipos de ouro. O rose traduz o romantismo e a elegância.
O ouro branco é composto por ouro, prata, níquel e paládio (metal que tem cor esbranquiçada). A combinação desses metais gera uma sofisticada cor acinzentada para as peças. O banho de ródio, metal parecido com o paládio, deixa a joia ainda mais bela e brilhante. É uma cor elegante, utilizada por muitas celebridades e membros da realeza.
E você, baby? Qual o seu tipo preferido?

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários