mitos sobre menstruacao menstruar sugar baby relacionamento sugar

7 mitos sobre menstruação

Não é bonito. Às vezes, é doloroso. E nós estaríamos mentindo se não admitirmos que a primeira vez foi muito embaraçosa. Talvez seja por isso que muitas de nós evitamos conversar – e aprender a verdade – sobre nossos períodos menstruais.

Hora de abrir o jogo. 🙂

Mito #1: é a maneira do corpo se limpar

Da mesma forma que seu sistema digestivo não precisa de uma autolimpeza, o reprodutor também não. É um equívoco comum pensar que a menstruação é a forma que o corpo tem de se renovar. Menstruar nada mais é do que o fim de uma rotina em que o revestimento do tecido uterino cresce e se prepara para receber um possível embrião.

Quando não há fecundação, o excesso de tecido é desnecessário. Uma vez que o corpo percebe isso, os níveis hormonais caem e há descamação da camada de células da parede do útero. É simplesmente uma maneira de nos livrarmos de camadas extras que não precisamos mais.

Mito #2: é sempre uma fase muito pesada

Você usa um caixa de absorvente mais rapidamente do que assiste à temporada da sua série preferida? Pode ser que seu ciclo tenha vindo exagerado esse mês, mas nem sempre é assim. Mesmo que as mulheres da sua família tenham fluxo menstrual intenso, isso não significa que você terá. Às vezes, pode ser um problema não avaliado ou tratado. É bom fazer uma visita ao ginecologista se você estiver usando mais de 9 sacos de absorvente por período.

Mito #3: é uma má ideia fazer sexo enquanto estiver naqueles dias

É perfeitamente segura fazer sexo quando estiver menstruada. Pode ser um pouco confuso ou esquisito, mas não é nenhum problema. Inclusive, o sangue pode servir como um lubrificante natural. A relação pode ser ainda mais prazerosa.

Mito #4: É melhor evitar exercícios físicos mais puxados durante o seu período

Sinta-se livre até para virar de cabeça para baixo. Nem esses movimentos afetam seu fluxo menstrual, ao contrário do que muitos pensam. Só deixe de se exercitar como normalmente, se você sentir muitas cólicas. Aliás, abdominais e sudorese podem até impedir a dor de surgir.

O fato é que não há nenhuma razão para você ajustar seu treino nesses dias. Exceto se você estiver sangrando muito ou o cansaço for demais.

Mito #5: não é seguro entrar no mar ou na piscina

É verdade que os tubarões são atraídos por sangue, mas a probabilidade de isso acontecer é muito pequena, não se preocupe. Até este exato momento, não há nenhum estudo que prova que mulheres menstruadas são mais atacadas pelos bichões. Você pode entrar tranquilamente no mar ou na piscina de absorvente interno, por exemplo. Se não achar confortável, de repente, é melhor ficar se bronzeando, apenas.

Mito #6: os ciclos são sempre de 28 dias

Comece a sua contagem no primeiro dia do seu próximo período e termine de contar no primeiro dia do fluxo seguinte. O ciclo menstrual médio que é de 28 dias, podendo variar de 21 a 35. Embora não haja nenhuma regra sobre quantos dias deve durar, é aconselhável controlar o calendário a cada mês porque ter um ciclo regular é sinal de boa saúde. Converse com seu médico se, por acaso, você sangrar entre esse período, pois distúrbios hormonais são capazes de afetar a sua reprodução.

Mito #7: se você passar muito tempo com outras mulheres, todas irão menstruar juntas

A lenda diz que se você convive com mulheres, provavelmente, todas irão menstruar no mesmo período. A ciência diz justamente o contrário: os hormônios e os ciclos lunares não fazem com que seus períodos se sobreponham, de acordo com uma publicação da revista Human Reproduction. Eles dizem que o início médio da menstruação entre duas mulheres tem sete dias de intervalo.

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de