Alimentação equilibrada reduz ansiedade, sabia?

Que a ansiedade é um dos males do século, todo mundo sabe. Mas será que tem como controlar isso, sugar baby? Claro que sim. Além de técnicas de relaxamento, PNL e outras, existe uma dieta que pode fazer com que você se sinta mais zen. “Hoje em dia algumas pessoas podem manifestar uma ansiedade além do normal e esse excesso de zelo pode se tornar um hábito. O estresse associado a essa postura, em vez de prepará-lo em um estado de alerta, praticamente o paralisa, com manifestação de sintomas físicos e emocionais, como a compulsão alimentar”, explica Leone Gonçalves, preparador físico e nutricionista com especialização em nutrição ortomolecular.

Para controlar a ansiedade, o especialista enumera as dicas:

– reduz a cafeína. O quadro de “transtorno de ansiedade induzido pela cafeína” é um diagnóstico médico oficial. A cafeína é um psicoestimulante, que mesmo após estimular o sistema nervoso central fica na corrente sanguínea e nos tecidos por até seis horas. A maioria das pessoas pode consumir até 300 mg de cafeína (três xícaras de 240 ml de café ou cinco xícaras de chá);

– troque o café pelo chá de camomila. Essa erva contém as substâncias apigenina e luteolina, que promovem o relaxamento. Para ação calmante máxima, use dois saquinhos de chá de camomila para uma xícara de água e deixe em infusão, coberto, por 10 minutos. Beba três xícaras por dia quando estiver passando por momentos de tensão.

– vá para o Sol. A luz do sol é um tremendo inibidor de ansiedade. Portanto, experimente ficar ao sol 15 minutos por dia. Isso vai aumentar os níveis de vitamina D de forma natural, o que pode diminuir a depressão e a ansiedade.

– invista em alimentos ricos em ômega-3. Abundantes em peixes gordurosos, frutos secos e linhaça, o ômega 3 reduz os sintomas de ansiedade. Além disso, esses alimentos limitam no organismo os níveis de estressores químicos como adrenalina (epinefrina) e cortisol.


Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários