pilula mitos e verdades estilosugar

Anticoncepcional: mitos e verdades

Pílulas anticoncepcionais são o método contraceptivo mais popular entre as mulheres, mas muitas ainda têm dúvidas sobre os riscos do medicamento. Mesmo sendo bastante popular e frequentemente indicada pelos ginecologistas como o método contraceptivo mais prático e eficaz, muito se fala sobre os riscos que as mulheres correm ao fazer uso da pílula anticoncepcional. Mas, afinal, o que é verdade e o que é mentira acerca desse remédio?

Engorda?
Não! Para algumas pessoas, a ingestão do medicamento pode causar a retenção de líquidos, mas há pílulas com composições que diminuem esse sintoma, como aquelas que são mais próximas da espironolactona, hormônio que faz o corpo soltar mais líquido.

Dá celulite?
Sim! Com o aumento na retenção de líquido, pode vir a surgir a celulite. Isso normalmente ocorre pela combinação de sensibilidade do organismo com os hormônios presentes no remédio e com má alimentação e sedentarismo.

Aumenta os seios?
Não! Assim como o mito de que fazer uso da medicação engorda, o inchaço que muitas mulheres notam nas mamas ocorre em razão da retenção de líquidos potencializada por ela.

Causa infertilidade?
Não! A não ser que a mulher já tenha algum problema de fertilidade, pode engravidar normalmente ao parar de fazer uso da medicação.

Pode causar trombose?
Sim! Os hormônios presentes podem prejudicar os mecanismos cardiovasculares, mas reforça que tudo depende tanto do tipo de pílula e da pré-disposição que a mulher pode ter a esse mal. Antes de começar a tomar o medicamento, o ideal é conversar bastante com um médico.

Uma observação importante é o uso do anticoncepcional junto com o cigarro. A mulher que fuma, corre sério risco de sofrer um AVC, uma vez que a fumaça do cigarro combinado com estrogênio, hormônio presente na pílula, provoca danos as artérias do cérebro e pode levar à formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários