açucar

Pratique já: 5 substitutos saudáveis do açúcar refinado

Você sabia que o açúcar refinado está presente em muitos produtos industrializados? “A dica é estar mais atento aos rótulos destes produtos que trazem a lista de ingredientes por ordem de concentração: O açúcar quase sempre está entre os três primeiros da lista”, fala Daniel Costa, fitoterapeuta.

Ou seja, o consumo diário dessa substância, na maioria das vezes, é exagerado o que pode ocasionar problemas à saúde. O mais comum é o diabetes, já que o índice glicêmico corporal pode variar muito de acordo com o consumo do açúcar refinado.

“Estudos mostram que o fator mais importante para prevenção do diabetes é a dieta, que deve ser movida por hábitos saudáveis como comer sempre nos mesmos horários, sem grandes períodos de jejum, por exemplo”.

Confira algumas opções de substitutos do açúcar:

  • Purê de maçã: O tipo de açúcar disponível neste caso é a frutose, considerado melhor por ser mais biodisponível e mais fácil de ser sintetizado.
  • Coco: Além de atuar modulando os níveis glicêmicos tem efeito positivo sem os demais ácidos graxos.
  • Tâmaras: Atividade antioxidante e moduladora dos níveis glicêmicos. Muito utilizados pelos orientais para adoçar, especialmente quando o açúcar ainda não era tão fácil de encontrar. Os chineses usam muito e a consideram um tônico do sistema digestório e do sangue.
  • Leite de amêndoas: Antioxidante natural, previne além do diabetes, o colesterol alto e é uma excelente fonte de sais minerais.
  • Óleo de coco: Antioxidante e protetor vascular, devemos tomar cuidado com o uso excessivo.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários