mulher correndo subida

Se você é adepta da corrida, precisa estar atenta ao sono

Praticar exercícios físicos se torna um hábito saudável se você também respeitar a qualidade e quantidade do seu sono. Para quem treina corrida, por exemplo, o descanso é essencial. “Quem treina à noite deve tomar o cuidado de ter espaço um mínimo de duas horas, entre terminar o exercício e ir dormir. Esse é o período necessário para desacelerar o metabolismo. Portanto, evite atividades que o estimule como jogos e atividades de muita ação”, fala Ana Paula Simões, Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de São Paulo. Já quem treina de manhã terá um maior período de gasto calórico pois o corpo permanecerá em atividade durante o dia e depois o sono será mais regenerativo mesmo que muitas horas depois da atividade.

Você sabia que quanto maior a recuperação do corpo a noite, ou seja, quanto mais qualidade ao dormir mais se emagrece também? “Prefira ler um livro ou ver algum filme calmo. Lembre-se que os estímulos visuais devem ser leves e relaxantes. Coma algo leve, e alimentos quentes, como um bom chocolate ou chá”, indica.

A médica ainda dá outras dicas:

– banho morno ajuda a relaxar as fibras musculares e diminui o metabolismo

– ter um colchão adequado é um fator preponderante. Sempre converse com um especialista para saber se você está trocando-o no tempo certo e usando a densidade adequada.

– em caso de dificuldades para relaxar use de técnicas que ajudem a se desconectar dos afazeres: alongue-se com técnicas de Pilates e/ou use técnicas de respiração que você pode aprender em aulas de yoga.

Renata Rode

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de