Vitamina C para a pele, sim!

Você sabia que a Vitamina C faz muito mais do que se imagina pela saúde? Os benefícios para a pele, então, são infinitos. Por não ser sintetizada pelo organismo, ela deve ser inserida por meio da alimentação ou de uso tópico. A vitamina C é essencial para a produção natural de colágeno no corpo, a proteína que dá sustentação e firmeza para a pele, cabelos, unhas e articulações.

Essa riqueza pode ser encontrada nas frutas e vegetais como a acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas e caju. No entanto, hoje, ela não existe apenas para consumo oral; os estudos evoluíram e surgiu a Vitamina C de uso tópico. Estudos provaram que com a Vitamina C oral o organismo absorve em torno de 10% de seus benefícios e no uso tópico constatou-se que ela pode ser reaproveitada em até 60% de seus benefícios.

Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos de alta performance explica que é importante lembrar que a Vitamina C tem uma especificidade que necessita de uma atenção: ela é muito volátil e oxida facilmente. “Por exemplo, se fizer um suco de laranja e não tomar ele na hora, deixando passar alguns minutos, você irá tomar apenas água com gosto de laranja, pois, ele já irá ter perdido todos os benefícios da vitamina C”, aponta.

Hoje, na área dos cosméticos, é possível encontrar a Vitamina C estabilizada. Adélia Mendonça explica que ela vem em nanopartículas e em cápsulas. “Isso é a nanotecnologia, que é a evolução dos cosméticos em nanopartículas e lipossomadas que preservam o ester da Vitamina C em 100%. Ela deve ser medicamente fechada sem nenhum contato com a luz e ar, porque se acontecer o contato ela irá oxidar e perder suas propriedades”, esclarece. Por isso, hoje é possível industrializar um produto com o princípio ativo da Vitamina C em até 30% da vitamina pura, mas, para isso, é necessário que ela tenha sido medicamente fechada em uma embalagem especial, para manter suas propriedades microbiológicas e físico químicas.

Os benefícios da Vitamina C para a pele são enormes: ação clareadora, estímulo da síntese do colágeno, ação oxidante, ou seja, antienvelhecimento e alto poder de regeneração da derme. Por isso, invista!

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários