lifestyle dinheiro dicas economizar economia

Como evitar gastos e ter dinheiro no fim do mês

Economizar dinheiro talvez seja um dos maiores desafios na nossa vida e sociedade capitalista. Algumas pessoas tem autocontrole, outras tem dó de gastar e outras tiveram na escola ou cursaram alguma faculdade que as ensinou a controlar os gastos.

Mas, se você não faz parte do seleto grupo que, de uma forma ou de outra, teve educação financeira em casa, na escola ou na faculdade, confira algumas dicas simples que podem causar muito efeito no final do mês.

Comprar o (des)necessário na liquidação

Quem consegue resistir a uma placa de SALE ou de X%OFF? É preciso ter muito sangue frio para passar reto em uma dessas araras e, mais ainda para não chegar ao caixa com algumas (várias) peças com desconto. Mas, somos muito influenciadas apenas pelos números gigantes – de tamanho mesmo, não de desconto (rs!) – e, por fim, acabamos fazendo comprar sem pensar…

Comprar sem pensar

Aproveitando o tópico de cima e complementando ele, comprar sem pensar é algo péssimo para o controle de gastos. Aproveitar uma promoção para comprar algo que esteja faltando em seu guarda-roupa ou que precisa ser realmente substituído é uma compra inteligente. Agora, comprar peças só porque estão com desconto e, pior, sem saber o que você tem ou não no armário é, sem dúvidas, uma das piores ações para o controle financeiro mensal.

Cafézinhos e docinhos

Um pão de queijo pela manhã, um doce depois do almoço e um café no final da tarde. Essas situações são comuns quando se trabalha e muito mais corriqueiras quando se trabalha em lugares cercados de supermercados e bombonieres. Mas, ao final do mês esses gastos podem somar uma quantia bem alta e que, se não acontecessem resultariam em um dinheiro a mais para programas como teatro e cinema, ou algo melhor do que inúmeros cafés e doces.

Guardar “o que sobrar”

Um erro comum é deixar para a poupança o quanto sobra do salário. Ao invés disso, o melhor a se fazer é tratá-la como se fosse sua conta do cartão de crédito, que é paga fielmente todos os meses. Separe uma quantidade para ir direto para a poupança. De preferência em débito automático.

Desconhecer seus gastos

Planilhas podem não ser a coisa mais legal para lidar. Porém, elas auxiliam MUITO e são extremamente necessárias para quem quer ter um controle melhor de gastos. Sendo assim, crie agora uma planilha e coloque nela todos os seus gastos desse mês e dos próximos. Gastos corriqueiros como cafés e coisas do tipo devem também ser incluídos, pois, no final do mês eles formam, juntos, um valor sempre significativo.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários