dicas produtividade trabalho rendimento

Como melhorar a produtividade no trabalho

Independente se você faz home office, trabalha em casa para você ou em um escritório, produtividade, sem dúvidas, é algo que você tem em mente. É comum também nos pegarmos pensando o quão produtivo somos e, vamos combinar que sempre dá para melhorar.

Como ter quatro braços para digitar ainda não é possível, existem umas dicas simples que podem mudar seu dia e melhorar (e muito) sua produtividade.

Cada coisa no seu tempo

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo pode ser a principal saída de alguém que quer aumentar a produtividade. Porém, quanto mais tarefas você tenta realizar ao mesmo tempo, menos você consegue fazer e mais você perde qualidade no trabalho. Escolha uma tarefa para fazer por vez e foque totalmente nele.

Estabeleça esse tempo

Estabelecer tempos para fazer as atividades do trabalho é, sem dúvidas, uma das melhores formas de melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho também. Algumas pessoas optam por despertadores, outras por agendas online, como a do Google, em que é possível colocar quanto tempo será gasto em cada atividade e, em alguns aparelhos celulares e notebook ela informa quanto tempo falta para começar a próxima atividade.

Take a break

Pausas de 10 minutos a cada hora de trabalho são de suma importância. Mas, como bem sabemos, nem sempre isso é possível. O importante então é, quando possível, fazer essas pausas, alongar o corpo e dar uma circulada por algum outro ambiente da empresa. Vá ao banheiro, tome água, desça até a portaria, enfim, movimente-se e relaxe corpo e mente.

Dois minutos é pouco tempo

Parece ser, pelo menos! Mas, ao final do dia você terá resolvido pequenos problemas e realizado tarefas rápidas que não tomarão uma hora a mais na empresa para serem resolvidas. Chegou um e-mail que pode ser respondido rapidamente? Não exite, responda-o. Lembrou de pagar uma conta? Pague-a. Tarefas assim, quando acumuladas, tomam mais tempo do que deveriam; fora que a chance de esquecer de faze-las é maior quando se deixa para depois.

Evite reuniões

Não aquelas de fechamento de mês ou de planejamento do próximo cronograma. Evite reuniões de assuntos que podem ser resolvidos por e-mail. O tempo gasto com o deslocamento até o local e na reunião em si – que, no geral, foge às vezes do assunto central – é desnecessário, tendo em vista que pode ser tudo resolvido por e-mail e, enquanto a resposta não chega, você fica livre para seguir seu dia naturalmente.

Fuja do celular

Conferidas rápidas em redes sociais e aplicativos de troca de mensagem bem sabemos que, ao final do dia, nos tomaram horas de expediente e, consequentemente, de produtividade. Por isso, deixe seu smartphone de lado. Se necessário usar algum aplicativo de troca de mensagem, existem as versões web deles, que podem ser acessadas por meio do computador. Muito melhor e mais produtivo que ficar conferindo o celular e “caindo em tentação”.

Faça da sua mesa sua vida

Seus ambientes – casa, quarto, cama, armário, mesa de trabalho, etc – refletem quem você é e também como você está se sentindo. Na verdade, é uma influência mútua de nós sobre eles e deles sobre nós. Uma mesa de trabalho bagunçada pode mostrar que não estamos tão “em ordem”, porém, deixá-la bagunçada vai acabar nos influenciando negativamente, e assim cairemos em um ciclo sem fim. Por isso, reserve 10 ou 15 minutos do dia (se necessário até mesmo mais de uma vez por dia) para arrumar seu canto e deixá-lo em ordem. Você vai perceber que seu comportamento vai mudar e sua produtividade aumentar.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários