apresentação prato gourmet lifestyle dicas comida masterchef

MasterChef: Como arrumar a apresentação de um prato

Muitas pessoas gostam de proporcionar as melhores experiências ao receber amigos em casa. A apresentação do prato é algo que conta muito na hora de impressionar. Algumas comidas ficam ainda mais gostosas por conta de sua apresentação.

Se você é do tipo que pensa em iluminação, som, como deixar o clima bem intimistas mas ainda não acertou na apresentação do prato, confira essas dicas:

Pratos Grandes

Independente da quantidade da comida – se é um prato com menos elementos ou com muitos – a apresentação dela fica bem melhor em um prato grande. De preferência branco. Tome cuidado apenas com a sopa: não é necessário encher um prato super fundo para servir.

Pequenas porções

Grandes pratos devem servir pequenas porções. Livros de gastronomia garantem que, quanto menor a porção, mais fácil de brincar com ela. É por isso que, ao irmos em um restaurante sofisticado e reconhecido os pratos vêm em pequenas porções e não em quantidades enormes. Lembre-se que a alta gastronomia envolve não só sabor, mas cor, textura, aroma e, claro, experiência.

Posicionamento de Ingredientes

A quantidade de ingredientes pede atenção ao posicionamento deles no prato. Para não ficar uma bagunça sem fim e uma apresentação digna de restaurantes sofisticados, posicione a comida como se estivesse servindo-a em cima de um relógio: carboidratos/molho às 10h, proteínas às 6h e vegetais às 2h.

Elevação

Elevando a comida no prato, sem dúvidas, ela vai subir também no conceito de quem você receber em casa. Para isso, coloque o carboidrato no prato e, por cima dele, os pedaços de proteína. Fique atenta para não exagerar na dose e ficar algo bruto, ou algo que tenha risco de tombar.

Pratos Neutros

As cerâmicas usadas em pratos com apresentações sofisticadas, no geral, são os brancos. Isso faz com que as cores da refeição fique por conta apenas da comida e que o foco se mantenha nela.

Moldes

Cortadores de bolos e moldes de biscoitos, por exemplo, são ótimas ferramentas para auxiliar na forma do prato. Aquele tradicional arroz com formato redondo pode ser feito com algum cortador de biscoitos no mesmo formato.

Repetição

A repetição é uma técnica utilizada em várias formas de arte, como pintura, arquitetura, entre outras. Para o seu prato, é mais do que válido que se apropriar de técnicas que dão certo. Colocar três espetinhos de camarão lado a lado, ou três pedaços de salmão com diferentes molhos em cima, proporcionam um visual bonito e uma experiência nova para o comer.

Enfeites

Assim como nos apropriamos da repetição das artes, podemos também nos apropriar dos adornos que usamos no dia a dia, como brincos e colares, para usarmos de inspiração na hora de decorar nossa prato. Tenha certeza de que aquele raminho de alecrim combina com os ingredientes do prato, tendo em vista que na refeição os enfeites também são comestíveis.

Artista Plástica

Por mais que você não tenha formação na área de artes plásticas, já te encorajamos a utilizar técnicas artísticas na hora de decorar os pratos. Além disso, utilizar acessórios que não são tão comuns na cozinha como pincéis, espátulas e bisnagas são ótimas formas de manter a organização e limpeza do prato de forma simples.

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários