Incluir grãos na dieta é essencial

Na hora de manter o corpo, é ideal ser informada, certo sugar baby? Não vale somente adotar um menu que faça bem à saúde, mas também, incluir itens que podem fazer milagres na manutenção das curvas.

O uso de grãos nas dietas é um das tendências apontadas pela nutricionista Larissa Miriam da Bio Mundo. “Eles são nutritivos e contém quantidades consideráveis de vitaminas, como complexo B, que é muito importante no cardápio de veganos e vegetarianos. Outro ponto positivo é que, apesar de conter carboidratos, os grãos têm baixo índice glicêmico por sua proporção de fibras, auxiliam na saúde cardiovascular e redução do colesterol” afirma.

Mas é preciso estar atenta: as formas que os grãos são consumidos é essencial porque o preparo desses alimentos também importa na hora de coloca-los à mesa. “Elas interferem na qualidade e quantidade de nutrientes do produto. Por causa do processo industrial, os refinados acabam perdendo fibras, vitaminas e minerais. Algo que não ocorre com os integrais” fala Larissa.

Quer saber no que investir? “Alguns grãos como a soja diminuem até mesmo os riscos de câncer de mama e próstata, mas é preciso ficar alerta com a procedência desses grãos, que de preferência devem ser orgânicos, e não transgênicos, para serem usados com essa finalidade”. Já o feijão é rico em fibras, proteínas, potássio, vitaminas do complexo B, zinco, ferro e magnésio. Ele é importante para a regulação arterial, reforço do sistema imunológico, reparação muscular e prevenção da anemia. Já o Grão de Bico possui substâncias que, consumido diariamente, pode reduzir o nível de colesterol ruim do organismo. É também o consumo ideal para quem tem diabete, porque as proteínas e fibras fazem com que a digestão ocorra de forma mais lenta controlando os níveis de glicemia no sangue.

“Outros grãos podem ser colocados nessa lista, como lentilha, amaranto, arroz integral, quinoa. As opções são muitas quando se trata de tornar a sua dieta mais saudável” finaliza a nutri.


Renata Rode

Deixe uma resposta

avatar
  Se inscrever  
Notificar de