IMG 9042 scaled

Fotonovela na Europa e seus reflexos sociais

Para o observador hoje, estes recortes, que mais parecem um melodrama, dizem muito sobre as bases do amor e os relacionamentos em nossa cultura latina : paixões, rompimentos, traições, ciúmes, fatalidades, e para encerrar: um final feliz, com um casamento ou uma união sem mais problemas. Mais ou menos a receita das nossas brasileiríssimas novelas.

Criada na Itália em 1947, a fotonovela foi um sucesso instantâneo. Maior êxito editorial do período do pós-guerra, permaneceu por mais de vinte anos como o best-seller da literatura popular no Mediterrâneo. Logo depois, foi exportada para outros países e rapidamente repetiu o bom resultado na América do Sul. Outros países passaram a produzir suas próprias fotonovelas. A moda só não pegou bem nos territórios comunistas e anglófonos. Apesar de o gênero ser acusado de imoral pelos católicos mais fervorosos, teve muita popularidade nos países de catolicismo mais forte.

Até hoje a fotonovela estava de fora do interesse de historiadores da imagem, dos museus e centros de arte. A reconstituição desses arquétipos sentimentais oferece um novo olhar sobre o advento da sociedade de consumo e da mudança moral, a partir da emancipação e a liberação das mulheres na Europa mediterrânea na segunda metade do século XX.

A exposição explora suas origens, o desenvolvimento de modelos amorosos, desvios e estilos narrativos. Vai além dos estereótipos do romance como um simples gênero de novela e busca revelá-lo como um reflexo da sociedade muito mais profundo. Através de mais de 300 objetos (revistas, fotografias originais, modelos, filmes…), a mostra remete a uma época, aos seus sonhos ciúmes e traições, beijos carinhosos e corações partidos, dolce vita e guerra de classes: a Photo-Novel é rica de surpresas, reviravoltas e raios estéticos que absolutamente não se pode perder! A exibição Roman Photo está no MuCem – Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo, na cidade de Marseille na França.

 

 

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários