copa estilosugar

Durante a Copa do Mundo, não prejudique sua saúde!

Que o futebol deixa todo mundo nervoso, é fato, mas você sabia que pode acabar prejudicando a saúde por conta de excessos nessa época de jogos? Para que nenhum imprevisto estrague as comemorações, a médica de família e membro ds SBMFC, Maraisa Frota, elenca cuidados!

“Momentos de diversão são prazerosos, principalmente quando envolve um esporte que é considerado paixão nacional. Porém, é possível prevenir problemas que possam prejudicar a saúde e afetar a rotina da pessoa e também o retorno ao trabalho, já que muitos jogos serão durante o horário de expediente”, explica.

Evite alimentos gordurosos e processados. “Frituras são consideradas veneno porque o calor altera a estrutura dos óleos, que se tornam nocivos. Já os alimentos ultraprocessados como salgadinhos, biscoitos, linguiças, salsichas, molhos prontos, massas e pães trazem danos à saúde por conta de seu processo de industrialização. Ou seja, melhor evitar!”.
Que tal acompanhar os jogos e consumir petiscos saudáveis? “Pipoca sem manteiga e frutas em geral são uma boa pedida para esses momentos. Abuse também de alimentos preparados de forma natural, sem tanta industrialização, como patês de frango ou atum”, fala a médica.

Para evitar a ressaca, alterne a ingestão de álcool com água. “Beber água nos intervalos do consumo de drinks é uma das maneiras mais eficientes de se evitar a ressaca e manter o organismo hidratado”.

Por fim, para prevenir a rouquidão após os jogos, evite gritos muito altos e bebidas geladas. “O esforço vocal, a competição sonora, a hidratação com elementos alcoólicos ou refrigerantes, geram a rouquidão. Para prevenir problemas com as cordas vocais, evite os gritos, faça exercícios vocais e gargarejos com água morna e limão”.

Renata Rode

0 0
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários